Por Margareth Meza
O Wal-Mart inaugura hoje (28/04) sua primeira loja ecoeficiente de São Paulo e a segunda do País. Com localização privilegiada, ao lado da futura estação São Paulo-Morumbi do Metrô, a unidade tem mais de 60 itens ligados à sustentabilidade, que visam à gestão responsável de resíduos sólidos e recursos naturais não-renováveis.
Com a adoção dessas medidas, a loja deverá diminuir em 25% o dispêndio de energia e em 40% o consumo de água. A primeira unidade do grupo inaugurada nesse formato é o Super Center do bairro de Campinho, zona norte carioca, em funcionamento há cinco meses.
Para a inauguração realizada na capital paulista, foram investidos R$ 71 milhões, R$ 1,2 milhão voltados à aplicação das soluções que pretendem minimizar impactos ambientais, atrair mais consumidores e beneficiar a imagem corporativa da multinacional varejista. “A partir de agora, todos os hipermercados da rede, que incluem as bandeiras Big, Supercenter Wal-Mart e Bompreço, serão construídos com o conceito de ecoeficiência”, diz a diretora de construções, Elisabete Freitas.