Por Silvana Lima
As vendas do setor supermercadista brasileiro cresceram 2,12% no primeiro trimestre de 2009, comparadas com o mesmo período do ano anterior. Já as vendas de março caíram 4,22%, em relação ao mesmo mês de 2008. Entretanto, se comparadas com fevereiro de 2009, registraram alta de 6,45%. Os dados são do Índice Nacional de Vendas, publicados mensalmente pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras e apresentados hoje, dia 29 de abril, em coletiva de imprensa realizada na sede da Abras, em São Paulo.
O presidente da Abras, Sussumu Honda, explicou que a queda do faturamento em março, em relação ao mesmo mês do ano anterior, se deve principalmente à diferença de calendário, já que a Páscoa, em 2008, caiu em março e este ano caiu em abril. “Trata-se de uma sazonalidade, que acabou por reduzir também o acumulado do trimestre”, completou. Já a previsão para abril é que o faturamento do setor aumente.
Durante a coletiva também foram apresentados os dados oficiais do Ranking Abras 2009, publicados na edição de abril da revista SuperHiper. O faturamento do setor fechou 2008 com R$ 158,5 bilhões, com aumento real de 10,5% sobre 2007, e corresponde a 5,5% do PIB do país. Em termos nominais, o crescimento das vendas foi de 16,3%.
O presidente da Abras, Sussumu Honda, apresentou dados do Índice Nacional de Vendas e também do Ranking Abras. Ao lado a gerente de contas da Nielsen Letícia Pereira da Silva