Por Roberto Carlessi
Diante das turbulências da economia mundial, no primeiro trimestre deste ano as famílias brasileiras reduziram gastos com viagens, lazer e consumo fora do lar, que migraram para o consumo de bens-não duráveis, alimentação e lazer dentro de casa.
Dados de pesquisa domiciliar realizada pelo WorldLatinPanel em 11 países, que acompanham semanalmente a evolução do consumo de 33 mil domicílios na América Latina e 8,2 mil no Brasil (que representam 90% do potencial de consumo residencial no País), mostram que nos três primeiros meses deste ano, no comparativo com o mesmo período do ano passado, as famílias brasileiras ampliaram em 9% o volume de compras das cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal e de produtos de limpeza.
A expansão foi maior na Classe DE (9%, equivalente ao mesmo percentual do primeiro trimestre de 2008) seguida pela classe C (8% de expansão) e pela classe AB (6% de expansão). Na análise por cestas, a de produtos para limpeza do lar foi a que mais se expandiu em volume (11%), seguida pela cesta de bebidas (7%) e de alimentos (6%).
O estudo também mostra que o gasto médio das famílias para abastecer o lar aumentou 15% nesse período. Considerando esse percentual, os gastos com produtos de higiene pessoal e beleza aumentaram 23%, seguidos por produtos de limpeza (17%), alimentos (15%) e bebidas (9%).
As compras para consumo nos domicílios hoje respondem pela maior parte da expansão de gastos das famílias, e o aumento do consumo está sendo puxado pelos 77% dos brasileiros que declararam estar otimistas com os resultados da economia do País. “Em todos os grupos verificamos que há crescimento de vendas em volume, até mesmo entre os pessimistas”, explica a diretora geral da LatinPanel no Brasil, Ana Cláudia Fioratti.