Por Margareth Meza
Na madrugada de hoje (08/06), o Grupo Pão de Açúcar concretizou a aquisição da cadeia de lojas do Ponto Frio e se firmou como a segunda maior revendedora do ramo de eletroeletrônicos e a maior rede varejista do País, com cerca de R$ 26 bilhões em faturamento, mais de 1 mil lojas e 79 mil funcionários.
A transação, da ordem de R$ 824,5 milhões por 70,24% do capital total da empresa, teve início há cerca de um ano e foi negociada da seguinte forma: R$ 373,4 milhões pagos à vista e o restante, R$ 451,1 milhões, negociados a prazo, em quatro anos com correção a CDI.
Com a aquisição, será somado o faturamento bruto de R$ 2,2 bilhões das bandeiras Extra Hiper, Extra Eletro e Extra.com aos R$ 4,8 bilhões do Ponto Frio. O resultado são R$ 7 bilhões de receita bruta para o Pão de Açúcar. “Nossa participação nesse mercado, que era de 10%, agora é de 26%”, divulgou o presidente do grupo, Cláudio Galeazzi.
O interesse pelo Ponto Frio, cuja compra deverá proporcionar sinergias estimadas em R$ 500 milhões, se deve, de acordo com o presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar, Abílio Diniz, à localização privilegiada das lojas da empresa. “Compramos, em primeiro lugar, ativos, que são as lojas, e também um nome muito forte e consolidado no mercado”, declarou.
A intenção de crescer e liderar o segmento de eletroeletrônicos não é recente dentro da companhia, que há cinco anos traça estratégias de expansão no setor. “Esse tipo de produto desperta interesse nos consumidores, é atual, e as pessoas gostam de modernidade. Além disso, o crédito imobiliário está crescendo, as pessoas comprarão cada vez mais casas e precisarão adquirir produtos para colocar dentro delas”, disse Diniz.