Por Roberto Carlessi
A Tetra Pak apresentou hoje, 16 de junho, na 25ª Fispal-Feira Internacional de Embalagens e Processos para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, o sistema Rastreabilidade Ativa Tetra Pak, que permite rastrear em suas embalagens longa vida informações sobre a fabricação de alimentos em toda a cadeia produtiva, desde a recepção da matéria-prima até a distribuição.
O sistema está sendo utilizado mais intensamente em embalagens destinadas a alimentos líquidos (leite e sucos), mas também é extensivo a embalagens longa vida para alimentos sólidos, segmento da empresa que está em franca expansão, de acordo com o gerente de Sistemas Integrados Especiais da empresa, Pedro Gonçalves.
Atualmente, a empresa já fornece embalagens longa vida para alimentos sólidos como seleta de legumes e feijão e está em negociação com fabricantes de alimentos de outras categorias para fornecê-las com o sistema de rastreabilidade.
Cada embalagem longa vida Tetra Pak destinada a alimentos recebe uma etiqueta com código de 10 dígitos, tem conceito de DNA e pode informar até 177 dados de qualidade e 127 dados de processo do produto envasado. Dessa forma, é possível saber em tempo real todo o histórico de produção do alimento e monitorar rigorosamente a qualidade dele.
Pedro Gonçalves acrescenta que brevemente o consumidor também poderá ter acesso ao sistema pela Internet e em terminais instalados em supermercados.