Por Roberto Carlessi
O supermeeting sobre formato de lojas, realizado ontem, 24 de junho, na sede da Abras, em São Paulo, reuniu cerca de 260 representantes de supermercados e de indústrias fornecedoras de produtos e serviços para o setor supermercadista. O evento foi transmitido ao vivo para associadas da Abras em 20 estados brasileiros.
O consultor de varejo e diretor da Ascar e Associados, Antonio Carlos Ascar; o diretor de Atendimento ao Varejo da Nielsen, João Carlos Lazzarini; o diretor da Roldão Atacadista, Ricardo Roldão; o professor da FGV, Juracy Parente; e o diretor de operações da divisão Extrafácil do Grupo Pão de Açúcar, Flávio Correia, apresentaram diferentes formatos, com base em suas experiências profissionais e visitas a diferentes lojas existentes no Brasil e no exterior e também analisaram as estratégias que as levaram ao sucesso.
Na abertura do evento, o presidente da Abras, Sussumu Honda, disse que o mercado brasileiro cresceu de forma expressiva nos últimos anos e consolidou novos formatos de loja.
“Cada formato precisa ser analisado cuidadosamente, com base em muita informação sobre o perfil de clientes de cada loja, região de abrangência, desenvolvimento de estratégias e definição clara de investimentos, para o supermercadista fazer a melhor escolha”, complementou Sussumu.
Os conteúdos das palestras já estão disponíveis para download no Portal Abras www.portalabras.com.br/palestras o login de acesso é abras e a senha sarba2009.