Setor acumula expansão de 5,36% nas vendas de 2009

Leia em 2min 40s

     

       

        Wagner Hilário

       A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou hoje os números relativos ao desempenho do setor no mês de maio e ao acumulado dos cinco primeiros meses de 2009.

       A coletiva concedida pelo presidente da entidade, Sussumu Honda, ainda revelou o Abrasmercado — índice que calcula o preço médio de itens com alto giro de vendas nos supermercados — do quinto mês do ano e trouxe nota oficial da Abras reiterando seu repúdio à compra, por parte de frigoríficos, de gado criado ilegalmente em áreas de preservação ambiental da Amazônia Legal.

       Vendas

       Em linha com o que se verificou nos meses anteriores, as vendas do setor mantiveram a tendência de alta. Na comparação entre maio de 2009 e o mesmo mês do ano anterior, as vendas do setor cresceram 4,01%. No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano as vendas tiveram expansão de 5,36%.

       “Os números são bons, sobretudo considerando que nossa previsão para 2009 era de crescermos 2,5%. Ainda não revimos essa estimativa, mas em face da melhora dos indicadores econômicos e da promessa de um segundo semestre bem mais forte que o primeiro, entre outras coisas porque o nível de emprego já voltou a crescer no País, em breve faremos uma revisão para cima dessa estimativa”, afirma Sussumu.

       Considerando que se vive um momento de crise e que a base de comparação é fortíssima, já que nos primeiros cinco meses dos dois anos anteriores — 2007 e 2008 — o setor apresentava expansão acumulada de 6,81% e 8,87%, respectivamente, o desempenho em 2009 até o momento é excelente.

       Abrasmercado

       Na coletiva também foram divulgados os dados do índice Abrasmercado — elaborado pela equipe econômica da Abras e a empresa de pesquisas GfK. O índice mostrou que em maio o setor registrou o maior aumento mensal de preços deste ano: 2,24%.

       Esse percentual foi fruto, sobretudo, do aumento de preços nas regiões Norte e Sul do País, onde itens de grande relevância na cesta de consumo dos brasileiros apresentaram majoração significativa.

       Segundo Sussumu, no Norte as chuvas foram as principais vilãs, já que inviabilizaram o transporte dos gêneros à região, provocando, quando não perdas, encarecimento. No Sul, o item que puxou a majoração nos preços foi o leite longa vida, que teve queda de oferta na região em virtude de período estiagem, o que obrigou os varejistas locais a trazerem os produtos de outras localidades.

      Desmatamento

      Sussumu aproveitou o ensejo da coletiva para reiterar o repúdio da Abras em relação à compra, por parte de grandes frigoríficos do País, de carne proveniente de gado criado em áreas desmatadas ilegalmente da Amazônia.

       O presidente da entidade ainda acrescentou: “A Abras vê de forma positiva o posicionamento do frigorífico Marfrig de não adquirir nem abater ou comercializar bovinos originários de área de desmatamento ilegal da Amazônia e de se comprometer na busca por uma solução de desenvolvimento sustentável para a pecuária.” 

 

 


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais