Por Silvana Lima
A Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), organizou o 1º Fórum sobre Responsabilidade Produtiva na Cadeia Alimentícia (RPCA), no dia 30 dia junho, no Teatro Popular SESI-SP, em São Paulo. O evento foi estruturado sob a forma de painéis e teve base em quatro pilares: agricultura, água, saúde e sustentabilidade.
Edmundo Klotz, presidente da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação.
Crédito do fotógrafo: Daniel Morelli.
José Graziano da Silva, representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para a América Latina e Caribe, ex-ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome (2003/2004).
Crédito do fotógrafo: Daniel Morelli.
Os conteúdos debatidos durante o fórum tiveram origem do Wold Economic Forum – Latin America 2009, versão regional do Fórum de Davos realizado em abril deste ano, no Rio de Janeiro.
O 1º Fórum RPCA 2009 contou com importantes palestrantes, entre eles o representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para a América Latina e Caribe, ex-ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome (2003/2004), José Graziano da Silva, que abordou o tema “Crise e Segurança Alimentar na América Latina: Impactos e Perspectivas”. Em meio a sua apresentação o ex-ministro aproveitou para anunciar a realização de cúpula mundial de alimentos. A cúpula tem como objetivo encontrar soluções para erradicar a fome até 2025, a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) convocou essa reunião para novembro, em Roma, Itália.
Na abertura do evento, o presidente da Abia, Eduardo Klotz, disse que com a expansão demográfica, para atender o mercado interno e externo, o Brasil precisará duplicar sua produção de alimentos até a metade deste século. Klotz frisou que, até 2020, o número de habitantes da Terra aumentará de seis para sete bilhões e que até 2050, serão nove bilhões de pessoas. “Tais projeções demográficas, do Departamento da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, evidenciam ser premente encontrar soluções para alimentar, vestir, garantir habitação, saúde e educação para as novas gerações. Nesse sentido, é grande a responsabilidade da indústria alimentícia e de toda a sociedade. É por isso que realizamos este 1º Fórum RPCA”.
O evento reuniu cerca de 650 pessoas e contou com palestras de Adalgiso Telles, diretor de Comunicação Corporativa da Bunge no Brasil; André Vilhena, diretor executivo do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE); Daniela de Fiori, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Wal-Mart Brasil; Donna Hrinak, vice-presidente de Relações Governamentais da Pepsico; Elizabeth Farina, vice-presidente do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo; Fabio Martinski F. da Silva, capitão da Aeronáutica/Sub-Diretoria de Abastecimento; Heródoto Barbeiro, jornalista e professor de História; Ivan Zurita, presidente da Nestlé Brasil; José Luiz Telon, diretor de Pós-Graduação e Agronegócio da ESPM e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP); Juliana Nunes, diretora de Assuntos Corporativos da Unilever Brasil; Marcelo Martins, presidente da Cargill no Brasil; Otto Von Sothen, presidente da Papsico Brasil – Alimentos; Paulo Skaf, presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp); Rodrigo Lopes Almeida, diretor de Assuntos Corporativos da Monsanto do Brasil.