Por Silvana Lima
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Associação Nacional de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) fecharam convênio em parceria com o Sebrae para ministrar cursos da Escola Nacional de Supermercados (ENS), da Abras, para pequenos supermercadistas. Ao todo serão ministrados seis cursos operacionais com foco em varejo, aplicados a lojas com até cinco check-outs abastecidas por atacadistas. Os cursos serão ministrados inicialmente no Rio Grande do Norte e na Paraíba, com extensão, para breve, em outras regiões do País.
O diretor do Sebrae do Rio Grande do Norte, João Hélio Costa da Cunha Cavalcanti Júnior, fala para os participantes da reunião do projeto, em João Pessoa, PB
No dia 29 de junho aconteceu a primeira reunião para efetivar o acordo, na sede da Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Rio Grande do Norte (Adarn), em Natal (RN). Na ocasião estavam presentes o presidente da Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn), Valdir Farias de Azevedo; o gerente dos Comitês Técnicos da Abras e da ENS, Marcos Manea; o presidente da Adarn, Dorian Bezerra de Souza Morais; o diretor técnico do Sebrae, João Hélio Costa da Cunha Cavalcanti Júnior; supermercadistas e atacadistas da região. O objetivo da reunião foi apresentar o projeto e traçar os planos de execução do programa.
Para o presidente da Assurn, Valdir Farias, o projeto chega em boa hora para os supermercadistas do Rio Grande do Norte. Além disso, ele acredita que esses cursos vão trazer motivações para os funcionários. “O programa de treinamento da ENS chega ao estado em importante parceria da Abras, Abad e Sebrae. Isso vai trazer qualificação para pessoas que querem trabalhar em supermercados e requalificação para aqueles que já atuam nessa área. Esse treinamento vai proporcionar motivação à equipe e os clientes com certeza perceberão as melhoras no atendimento, na qualidade dos serviços e nos produtos da loja.”
O presidente da Adarn, Dorian Bezerra de Souza Morais, afirma que esse treinamento é fundamental para a sobrevivência dos pequenos supermercados. “Aqui no Rio Grande do Norte é cada vez mais comum as grandes redes abrirem lojas menores para concorrerem diretamente com os pequenos supermercados. É fundamental que o pequeno varejista esteja preparado para essa concorrência e a melhor forma de enfrentá-la é treinar e aprender a planejar o crescimento. Esse conhecimento ele vai conquistar com os cursos da ENS”.
O gerente dos Comitês Técnicos da Abras e da ENS, Marcos Manea, explica que o objetivo do projeto é a capacitação da loja no âmbito geral. “Chamamos o projeto de “Família Operacional”, porque a maioria dos pequenos supermercados começa com a família do supermercadista operando a loja. Então normalmente é a filha que fica no caixa, a mulher que cuida dos pagamentos, o marido é que fica encarregado de fazer os pedidos e filho vai ao Ceasa para comprar produtos para a seção de hortfrúti. Os cursos da ENS vão capacitar a equipe em todas as áreas, do atendimento à parte contábil da loja”.
A segunda reunião do programa aconteceu no dia seguinte, 30 de junho, na sede do Sebrae da Paraíba, na cidade de João de Pessoa. Estavam presentes o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernado; o superintendente da associação, Damião Evangelista; o gerente dos Comitês Técnicos da Abras e da ENS, Marcos Manea; o diretor técnico do Sebrae do Rio Grande do Norte, João Hélio Costa da Cunha Cavalcanti Júnior; o superintendente do Sebrae da Paraíba, Julio Rafael; o presidente da Associação Paraibana de Atacadistas e Distribuidores (Aspad), Zezé Veríssimo e o executivo dessa associação, Severino dos Ramos de Carvalho; e demais supermercadistas e atacadistas da região. O intuito da reunião foi apresentar o projeto e planejar as próximas ações.
Segundo o presidente da ASPB, Cícero Bernardo, os cursos da ENS vão beneficiar os pequenos varejistas, que em sua maioria têm dúvida sobre a parte tributária do negócio. “Há muito tempo os supermercadistas cobravam cursos para dominar os assuntos fiscais e tributários. Outra preocupação do varejista é a segurança alimentar. Algumas vezes surgem dúvidas de como manter os padrões exigidos pela Anvisa. Esse treinamento chega para acabar com essas incertezas”, complementa Cícero.
O presidente da Aspad, Zezé Veríssimo, acredita que esse treinamento vai proporcionar melhor desenvolvimento da economia local. “Com a capacitação técnica do pequeno supermercadista paraibano haverá melhora no desempenho geral da loja e com isso acredito que as perdas irão diminuir. A parte operacional vai evoluir e os clientes perceberão e vão comprar cada vez mais no comércio local, resultando em maior ticket médio e aumento de faturamento. Isso é bom para o supermercadista e também para o atacadista.”
O próximo passo do programa é a escolha dos varejistas por parte das associações. Os supermercadistas do Rio Grande do Norte interessados em participar dos cursos devem entrar em contato com a Assurn pelo telefone (84) 3231-6491. Já os varejistas da Paraíba devem entrar em contato com ASPB pelo telefone (83) 3221-9047. Os supermercadistas das demais regiões do Brasil devem fazer contato com a Abras no número (11) 3838-4562.