por Wagner Hilário
A trajetória das vendas do setor em 2009 continua ascendente em relação ao ano passado, como foi revelado pelo presidente da Abras Sussumu Honda em coletiva realizada na manhã de hoje.
O faturamento dos supermercados, conforme os números revelados pela entidade, acumulou crescimento de 5,27% no primeiro semestre do ano, em relação ao mesmo período de 2008.
Na comparação entre os meses de junho deste e do ano passado, a expansão foi de 4,83%. Os dados são expressivos, sobretudo se considerado o fato de 2008 ter sido um ano fortíssimo para o setor.
Já as vendas de junho em relação às de maio deste ano tiveram queda de 5,59%. “A razão e sazonal: tivemos em junho um fim de semana e um dia a menos que em maio. O fim de semana a menos, dias que respondem por boas partes das vendas do setor, tem uma grande influência nesse resultado”, diz Sussumu.
Índice de volume
Quanto ao crescimento verificado em 2009 diante do ano anterior, Sussumu fez questão de destacar a expansão do volume de vendas. “Neste ano, diferentemente de 2008, os preços mantêm-se praticamente estáveis e sem expansão no volume de vendas seria difícil obtermos o resultado que estamos obtendo.”
As vendas em volume, de acordo com apuração da Nielsen, saíram de 0,1% no primeiro semestre do ano passado e chegaram a 2,1% no mesmo período deste ano.
Dentre as linhas de produtos que mais se destacaram em termos de volume vendido, pode-se elencar — tendo em conta sua representatividade para o setor em volume e receita — as cervejas e os iogurtes, cuja elevação no volume de vendas foi de 8,4% e 9,4%, respectivamente.
Abrasmercado
A principal razão para o bom desempenho no volume de vendas de praticamente todas as cestas, e suas linhas e categorias de produtos — não apenas entre os iogurtes e cervejas —, no entender de Sussumu, é a própria estabilidade dos preços.
Prova disso é que o Abrasmercado, indicador de preços elaborado pela GfK em parceria com Abras, neste ano está abaixo de outros indicadores, como o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), acumulando no primeiro semestre do ano alta de 1,88% em relação ao mesmo período de 2008, enquanto na mesma comparação o IPCA tem aumento de 2,57%.
Questão das carnes
Depois da apresentação dos números, Sussumu destacou o apoio da Abras à Semana do Peixe, iniciativa do Ministério da Aquicultura e da Pesca, baseada em campanhas de divulgação e esclarecimento da importância do consumo de pescados para a saúde do brasileiro.
Para finalizar, o presidente da Abras ao lado da diretora da SGS — empresa suíça líder mundial em serviços de certificação e inspeção —, Rosemary França Vianna, falaram sobre a criação de um selo que certificará as carnes vendidas em supermercado, servindo de garantia ao consumidor quanto à sua validade socioambiental, entre outras coisas.
O programa de certificação, que ainda está sendo desenvolvido e deve ter seus critérios e princípios definidos em 90 dias, já tem seu protocolo assinado pelas três maiores redes de supermercados do País — Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart — e pelos três maiores frigoríficos — Bertin, JBS e Marfrig.