Por Wagner Hilário
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) lançou, na manhã de hoje, uma extensão do programa “Qualidade desde a Origem”, cujo propósito, já à época de seu lançamento, no ano passado, é garantir a procedência dos hortifrútis comercializados pela rede. Agora, além de analisar laboratorialmente os produtos, de modo a garantir que estejam em linha com as especificações legais, sobretudo quanto aos resíduos tóxicos, e manter vínculo comercial apenas com produtores dispostos a submeterem-se às avaliações e respeitarem as exigências preestabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a rede disporá aos clientes de um site por meio do qual ele saberá todo o itinerário do produto, desde a “horta” até a mesa de sua residência.
Ao cliente que deseja saber mais a respeito da origem dos produtos hortifrutícolas que comprará ou comprou nas lojas das bandeiras do grupo, será necessário apenas entrar no site, digitar o endereço www.qualidadedesdeaorigem.com.br, clicar no link “Origem”, selecionar o estado, a categoria, o produto e o tipo do produto para saber sua procedência. A pessoa interessada em acessar o site também pode fazê-lo por meio do portal www.grupopaodeacucar.com.br e por links existentes nos demais endereços eletrônicos da companhia, no caso o das suas inúmeras bandeiras supermercadistas.
O diretor comercial de frutas, verduras e legumes (FLV) do GPA Leonardo Myao disse que todos os 750 fornecedores da companhia integram o programa e que ao longo dos últimos anos o grupo investiu R$ 3 milhões para assegurar aos consumidores a lisura dos itens in natura, sendo a maior parte desse recurso destinado aos exames laboratoriais. Myao ainda fez questão de afirmar que o programa “Qualidade desde a Origem” sempre contou com intenso envolvimento dos agricultores, que viram nesta iniciativa uma forma de profissionalizar e garantir melhores condições comerciais à sua produção.
A importância da iniciativa da companhia pode ser medida pelos presentes ao evento de lançamento do site. Além do vice-presidente executivo do GPA, Hugo Bethlem — que antes de Myao ocupara a direção de FLV do grupo —, estiveram na sede da companhia para o lançamento do site o presidente da Abras Sussumu Honda e o presidente da Anvisa Dirceu Raposo.
Sussumu lembrou que o Pão de Açúcar, com essa ação, antecipa-se a uma mudança de hábito do consumidor, que a cada dia se torna mais exigente. “É preciso que todo o varejo fique atento a essas mudanças e se adapte o quanto antes”, declarou. As palavras de Raposo completaram o que disse Sussumu. “As ações do Pão de Açúcar são exemplo a ser seguido por outras empresas, não apenas de varejo, mas de todos os ramos de atividade”, disse o presidente da Anvisa.