Por Roberto Carlessi
A segunda turma do curso de MBA da Abras em parceria com a FGV teve sua aula inaugural hoje, na sede da Associação, em São Paulo. Com 21 alunos, a 2ª turma do curso, formatado para atender as reais necessidades do setor supermercadista, é formada por dirigentes e donos de supermercados de pequeno e médio porte de diversas regiões do País, como Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e interior de São Paulo.
Coordenado pelo professor Juracy Parente, do GVcev, Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas, o curso tem duração de 18 meses e grade que inclui disciplinas instrumentais (estatística e matemática financeira), gestão varejista e comportamento do consumidor, cenários econômicos e planejamento estratégico, promoção, apresentação e marketing de relacionamento, formação de preços, localização e expansão, finanças, operação de loja, capital humano e tecnologia da informação.
“A grade do curso para a segunda turma está baseada no sucesso do primeiro curso e apresenta alguns ajustes. O perfil dos alunos reflete o interesse de supermercadistas de várias regiões do Brasil por informações atualizadas sobre o setor e ações de gestão para tornar suas empresas mais competitivas, principalmente para os formatos que têm foco na população de baixa renda”, explica o professor Parente.