Por Roberto Carlessi
A Plastrom Sensormatic, empresa especializada em soluções eletrônicas de segurança para o varejo, apresentou em São Paulo, no dia 12, a nova antena Lux, com base prata e estrutura em acrílico que ajuda a compor o ambiente do estabelecimento ao mesmo tempo em que garante a segurança local. A apresentação foi feita no Retail Lab, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), onde foi montada uma réplica de ponto-de-venda que utiliza as mais avançadas técnicas de exposição de produtos.
Baseada em tecnologia de radiofrequência, a Lux utiliza etiquetas de plástico rígidas, mais adequadas para seções de roupas, lojas de confecção, shoppings e corredores comerciais. “A tecnologia RF já apresenta forte demanda e tem relação custo-benefício bastante satisfatória. Estudos demonstram que nas lojas que utilizam antenas antifurto a redução de perdas geradas por pequenos furtos chega a 50%”, informa o gerente de produtos da empresa, Luciano Bottura.
Para redes de varejo (super e hipermercados, redes de pequeno porte, lojas de vizinhança, etc.) a Sensormatic produz antenas com tecnologia de custo magnético que recebe sinais gerados por etiquetas adesivas, que podem ser utilizadas em PAR (Produtos de Alto Risco), como aparelhos de barbear, protetores solares, pilhas, artigos de perfumaria e outros de pequeno volume e alto valor agregado, que inibem furtos e eliminam a necessidade de confiná-los.