Por Wagner Hilário
Da esquerda para a direita: vice-presidente da Abras e presidente da Associação Paraense de Supermercados (Aspas), Fernando Yamada; secretário do meio-ambiente do estado do Pará, Aníbal Pessoa Picanço; presidente da Abras, Sussumu Honda; governadora do Pará, Ana Júlia Carepa.
O presidente da Abras, Sussumu Honda, executivos de redes supermercadistas e de frigoríficos reuniram-se na última segunda-feira (25/08) com a governadora do Pará, Ana Júlia de Vasconcelos Carepa. Durante o encontro, a governadora mostrou os esforços do Estado no sentido de conciliar desenvolvimento e preservação ambiental, uma das linhas mestras de seu governo, frente às recentes denúncias de venda de carne bovina proveniente de áreas de desmatamento ilegal na Amazônia.
“Nós temos muitos agropecuaristas que zelam pela produção ambientalmente correta. Criamos o CAR (Cadastro Ambiental Rural), que é a porta de entrada para o pecuarista que deseja trabalhar dentro da legalidade ambiental, e estamos fazendo o zoneamento econômico-ecológico (ZEE) de todo o Estado, o que nos permitirá promover o progresso do Pará respeitando seu meio-ambiente. Há milhares de produtores no CAR. Cabe aos frigoríficos comprarem desses produtores e não daqueles que produzem na ilegalidade”, disse a Governadora.
Ana Júlia se disse ambientalista e defendeu a tese de que é possível progredir e preservar. “No Pará há abundância de recursos naturais que precisam ser usados de forma sustentável, mas há pessoas, com raízes na região e que não podem ser proibidas de viver e progredir em sua terra.”
Ao fim do encontro, Sussumu Honda enfatizou a importância do diálogo como ferramenta de promoção do entendimento e de melhorias sociais e disse que a preservação do meio-ambiente interessa a todos, sobretudo à cadeia de abastecimento.