Por Wagner Hilário
Abílio Diniz, durante lançamento oficial do Nata: "Sou um brasileiro apaixonado pelo meu País. E por isso quero uma empresa inserida na comunidade e unida aos governates para ajudar o Brasil a crescer" |
Na manhã de 31 de agosto, o Grupo Pão de Açúcar (GPA), o Governo do Estado do Rio de Janeiro — por meio das secretarias de Educação e Agricultura — e a Cooperativa Central de Produtores de Leite (CCPL) inauguraram oficialmente o Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz, unidade que integra o Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo (Nata).
Capaz de atender cerca de 600 estudantes — neste primeiro momento, foram selecionados 120 jovens —, o propósito do novo colégio, que começou a funcionar no início de agosto, é integrar Ensino Médio em período integral e formação técnico-profissional nas áreas de leites e derivados, panificação, carne e derivados, e vegetais processados.
“A ideia é fazer com que os alunos do colégio saiam preparados para trabalhar na indústria, no varejo e até mesmo no campo, sobretudo nas bacias leiteiras do Estado do Rio de Janeiro” diz o diretor de relações institucionais do Grupo Pão de Açúcar, Márcio Milan, um dos coordenadores do projeto.
O colégio é a primeira unidade do Nata, que brevemente terá a Unidade Consorciada de Alimentos (Única) e a Unidade de Pesquisa Aplicada de Alimentos (Unipa). Para ser inaugurado, o educandário, que leva o nome do fundador do Grupo Pão de Açúcar, recebeu R$ 6,8 milhões em investimentos da companhia varejista, e o espaço que ocupa foi cedido pela CCPL.
“Sou um brasileiro apaixonado pelo meu País. E por isso quero uma empresa inserida na comunidade e unida aos governantes para ajudar o Brasil a crescer. O principal objetivo do Grupo Pão de Açúcar é gerar empregos. E só voltamos a investir no Rio de Janeiro, porque readquirimos confiança nos governantes do Estado”, declarou o presidente do conselho de administração do GPA, Abílio Diniz.
“Essa é uma escola de referência para o Brasil por vários motivos. Primeiro, está instalada no município carente de São Gonçalo. Segundo, pela parceria com o Grupo Pão de Açúcar, que tem demonstrado sensibilidade social e comunitária, apostando na educação. Teremos um modelo de educação diferente: o Ensino Médio combinado com formação profissionalizante”, disse o governado fluminense, Sérgio Cabral.