Por Roberto Carlessi
Uma campanha nacional sobre uso responsável de sacolas plásticas começa a ser veiculada amanhã, sexta-feira, 11 de setembro, no intervalo do último capítulo da novela Caminho das Índias, da Rede Globo, e deverá se estender até o final deste ano.
Desenvolvida pela Agência W/Brasil, também utilizará outras mídias, como jornais, revistas e outros canais de TV, e vai destacar os benefícios do plástico e questões relacionadas aos resíduos sólidos urbanos.
O objetivo dessa campanha, explicou o presidente da W/Brasil, Washington Olivetto, é reforçar o conceito de que a solução para os resíduos sólidos descartados no meio ambiente passa necessariamente pela conscientização da sociedade, com base nos conceitos de reduzir o consumo, reutilizar e reciclar as embalagens plásticas.
A apresentação da campanha, feita na sede da Abras, contou com a presença do presidente da Plastivida, Instituto Socioambiental dos Plásticos, Francisco de Assis Esmeraldo; do diretor superintendente do INP-Instituto Nacional do Plástico, Paulo Dacolina; e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief), Alfredo Schimitt.
Dacolina destacou que no ano passado consumidores de 16 lojas de supermercados de São Paulo (Carrefour, Pão de Açúcar, Compre Bem, Vip, Estima e Alvorada) receberam orientação de funcionários das frentes de caixa sobre o uso correto dessas embalagens, em ação que teve apoio da Abras.
Treinados por consultores da Abief, do INP e da Plastivida, os profissionais desses supermercados mostraram que cada unidade de sacola plástica produzida de acordo com a Norma 14.937 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) pode ser transportada com segurança e facilidade e suporta até seis quilos de peso.
Essa iniciativa e o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que tem apoio da Abras e de suas 27 associadas, contribuíram para reduzir de forma expressiva o uso dessas embalagens. Somente o Grupo Pão de Açúcar registrou queda de 35% na oferta dessas embalagens e as redes G. Barbosa (BA) e Záffari (RS) também aderiram ao Programa.
“Estimular os supermercados a adotarem sacolas plásticas padronizadas evita que o consumidor utilize duas ou até três unidades para transportar suas compras até seu veículo ou a sua casa. Até o final deste ano, outras redes de supermercados de Goiás, Brasília e do Rio de Janeiro vão treinar seus funcionários para orientar seus consumidores sobre a melhor forma de utilizar essas embalagens. A campanha que está começando agora vai ajudar muito a população brasileira a se conscientizar da necessidade de preservar o meio ambiente“, complementou o superintendente do INP.