Por Margareth Meza
Sussumu Honda e o Secretário Lupatini, participam de reunião sobre instalação de supermercados na África. |
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior marcou presença na 43ª Convenção Abras para mostrar a supermercadistas de todo o Brasil a possibilidade de internacionalizar suas empresas, por meio da instalação de lojas no continente Africano.
Para isso, o secretário de Comércio e Serviços do Ministério, Edson Lupatini, mostrou algumas ações do Governo Federal para viabilizar esse projeto. Entre elas, a concessão de financiamentos a taxas de juros convidativas por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES). A instituição terá linhas de crédito para a concretização de projetos de construção e aquisição de bens e mercadorias.
Ações promocionais também serão apoiadas pelo Governo Federal, segundo Lupatini. Além disso, os empresários contarão com mecanismos que cobrirão possíveis riscos comerciais e políticos, como moratórias e golpes de estado.
Os supermercadistas interessados em expandir internacionalmente suas redes terão a oportunidade de realizar uma visita técnica a quatro países africanos: Moçambique, Angola, Zâmbia e África do Sul. Inicialmente, a viagem está marcada para o início de novembro. “Também será elaborada uma cartilha explicativa, já que se trata de um primeiro contato com os empresários do setor”, afirmou Lupatini.
Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, esse tipo de iniciativa é de extrema importância, pois é preciso enxergar possibilidades de negócios em outros mercados emergentes não só no que diz respeito à exportação de produtos. “Essa é uma semente que se planta e o setor precisa olhar com mais atenção para isso”, disse.