Sussumu abre Convenção, com presença de mais de 700 pessoas, destacando cenário mais otimista para o País e o setor |
Na noite de ontem (22/09) cerca de 700 empresários do setor supermercadista, da indústria, entidades parceiras e personalidades políticas participaram da abertura da 43ª. Convenção Abras – O Grande Encontro dos Líderes do Setor Supermercadista”, no WTC Sheraton, em São Paulo.
Em seu discurso de abertura, o presidente da Abras, Sussumu Honda, fez um paralelo entre a realização da Convenção de 2008 e a atual. “Um ano atrás se acirravam, aqui no Brasil, os reflexos da crise econômica internacional, iniciada nos Estados Unidos. Vivenciamos momentos difíceis, com menor liquidez na economia, dificuldade de investimento e muitas empresas mais comprometidas pela crise. Tudo isso implicou em aumento do desemprego e conseqüentemente, a instabilidade econômica e o comprometimento do PIB”, lembrou.
No entanto, Sussumu destacou atitudes tomadas na hora certa como a redução de impostos, como PIS/COFINS, em produtos diretamente ligados ao setor, como trigo, por exemplo, e também em outras cadeias produtivas, como materiais de construção, linha branca, automóveis.
“Tudo isto influenciou positivamente o consumo aquecendo nosso mercado interno. Hoje o Brasil e o nosso setor atingem um estágio de crescimento em que é preciso pensar global e agir além das fronteiras para poder crescer aqui no mercado interno e também lá fora. Temos na abertura da nossa 43ª. Convenção uma visão bem mais otimista para o futuro”, afirmou.