Por Margareth Meza
Dana Telford apresentou dados globais sobre empresas familiares |
O professor do Programa Executivo de Gestão Familiar da Harvard Business School, Dana Telford, abriu o ciclo de palestras da 43ª Convenção Abras com o tema Varejo: a força de um negocio de pai para filho.
Para isso, Telford apresentou ao público o conceito self-made-billionaire, ou seja, princípios empregados por empresários que conseguiram se tornar bilionários com o próprio esforço. Segundo o palestrante, todos estão ligados a empresas familiares, sendo que alguns deram início ou continuidade a negócios desse tipo.
O palestrante também apresentou dados que mostram a força dessas corporações em todo o planeta. Segundo ele, mais de 60% delas, no mundo inteiro, são familiares; nos Estados Unidos, 37% das 500 maiores são controladas por famílias; essas corporações valem 10% mais que as concorrentes não familiares e, nessa mesma comparação, são 5,5% mais lucrativas.
“As empresas familiares não costumam ser bem vistas pelo mercado por causa de problemas como nepotismo, filhos mimados ou que ganham salários muito altos, mas, na realidade, estão entre as maiores e mais bem administradas”, disse Telford.