O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, esteve presente no jantar de abertura da 43ª Convenção Abras e apresentou aos supermercadistas uma palestra sobre o cenário econômico do Brasil e as perspectivas para 2010.
Meirelles fez uma retrospectiva sobre o último ano, referindo-se à crise internacional, que eclodiu com a quebra do Banco Lehman Brothers, dos Estados Unidos, em setembro de 2008. Ele destacou três momentos vivenciados pelo Brasil. Primeiramente sobre a expectativa de que a crise não atingiria o País; em seguida pela constatação de que foi atingido e por último sobre o País conseguir sair rapidamente dessa crise.
O presidente do BC mostrou diversos gráficos e números que comprovam que o Brasil entrou para um cenário de previsibilidade, deixando de ser uma economia instável muito dependente do cenário internacional. Hoje o País possui o grau de investimento que atrai recursos e é visto com outros olhos pela comunidade financeira internacional. (A cobertura completa desta palestra estará na edição de outubro da revista SuperHiper. Aguarde.)
Presidente Sussumu Honda da Abras e o presidente do Banco
Central, Henrique Meirelles.
Meirelles: o Brasil vai continuar crescendo