Decisão de compra é tema da quarta palestra da Convenção Abras

Leia em 1min 50s

Por Wagner Hilário

 

A última palestra do segundo dia de Convenção Abras, intitulada Comportamento do Novo Consumidor, também poderia chamar-se Como Nascem as Decisões de Compra. O professor universitário de economia, Dan Ariely, uma das maiores autoridades internacionais no tema “comportamento do consumidor” e autor do livro Predictably Irrational — que pode ser traduzido como Previsivelmente Irracionais — mostrou como os consumidores costumam tomar decisões baseados em intuições e não análise de dados e fatos que assegurem o sucesso da escolha.

 

Em função dessa característica, Ariely constatou que as decisões de compra, e mesmo as soluções corporativas, costumam ser tomadas com base em impressões ilusórias, ou irracionais. Em sua explanação, deixou claro que as decisões ilusórias acabam sendo uma grande oportunidade para aumentar vendas, mas também pode dificultá-las quando a estratégia de vendas tem alto grau de complexidade.

 

Um dos aspectos mais importantes na decisão de compras, segundo Ariely, é a referência — geralmente a primeira experiência de compra. “É com base nela que o consumidor tomará suas próximas decisões. Se eu estou com muita vontade de tomar um café, disponho de pouco tempo e estou perto de uma Starbucks, paro e compro um café por $ 2,50. Se acontecer algo semelhante em outra oportunidade, mesmo que me reste bastante tempo, se a primeira experiência foi agradável, procurarei a Starbucks novamente. Nem me darei conta de que posso tomar café por $ 0,50 em outros cafés. O preço de referência passará a ser $ 2,50”, afirmou Ariely.

 

Outra característica de comportamento em tomada de decisões comum à maioria das pessoas, de acordo com Ariely é a visão de curto prazo. Segundo ele, o consumidor prefere o que lhe recompensa no presente instante ao que lhe recompensará no futuro. Assim, estratégias promocionais visando premiações aos consumidores tendem a ser mais atrativas quando recompensam o consumidor no curto prazo.

 

A cobertura completa da palestra de Ariely, com mais exemplos e características de tomadas de decisões, você lerá em SuperHiper de novembro.

 

 

 

Dan

 


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais