Por Aline Oliveira
A GS1 Brasil trouxe para a 43ª Convenção Abras as novas tendências tecnológicas em código de barras, que possibilitam identificar os produtos com mais agilidade. Os lançamentos em tecnologia impressa são os códigos de barra GS1 DataBar e GS1 DataMatrix.
Ambos oferecem, além do número da empresa e número do produto, a data de validade, o número de lote e quaisquer outros dados que o varejista cadastre. “As informações guardadas no código ajudam o varejo a organizar o estoque e implantar a rastreabilidade dos produtos”, diz Adriano Bronzatto, assessor de negócios.
Outro produto presente na Convenção é o Identificador de Radiofreqüência, RFID, que mantém um chip com as informações dos produtos. O diferencial desse item é que o varejista não precisa cadastrar o código de barra de cada mercadoria que entrar no estoque, pois o leitor do chip é capaz de identificar o produto mesmo estando armazenado em caixas ou em caminhões. “Esse produto é muito usado para documentação de volumes ou em paletes”, completa Bronzatto.
O GS1 Brasil é patrocinador na categoria Platinum da 43ª Convenção Abras