Empresários veem Brasil forte hoje e daqui cinco anos

Leia em 3min

Por Wagner Hilário

 

 

“O Brasil hoje e daqui cinco anos” foi o tema do painel setorial que encerrou a 43º Convenção Abras. Com a presença dos presidentes da Nestlé, Ivan Zurita; da Ambev, João Castro Neves; do Itaú-Unibanco, Roberto Setubal; da GS1, Sérgio Ribinik, e da Abras, Sussumu Honda, o painel corroborou a tese com que o evento fora aberto, dois dias antes: o País está no caminho certo, e se depender dos executivos máximos das empresas o futuro será ainda melhor do ponto de vista econômico, do que tem sido o presente, mesmo com a crise financeira internacional.

 

“Quando projetamos 2009, vivíamos um momento muito negativo. Contudo, como havíamos feito inúmeras inovações, acreditamos que, mesmo com o cenário adverso, seríamos capazes de fazê-las emplacar por meio de investimento em força e estratégia de vendas. O resultado dessa confiança é que vimos de dois trimestres de crescimento”, informou João Castro Neves. De acordo com ele, em volume, as vendas de cerveja no primeiro semestre cresceram 11,9% em faturamento e 7,3% em volume. Em refrigerantes, a expansão foi de 9,9% em volume e de 15,5% em receita no mesmo período. “Diante disso e do que temos visto no País, as expectativas para os próximos anos são bastante otimistas.”

 

O segundo a falar no painel setorial foi Sérgio Ribinik, que fez questão de enfatizar a necessidade de tornar a integração produtiva entre os elos da cadeia de suprimento mais eficientes. “É fato que os padrões facilitam as interseções entre os elos da cadeia e que o aumento da produtividade e do crescimento passam por esse caminho. Vemos avanços nesse sentido, mas ainda há muito a ser feito e a adesão dos parceiros comerciais é fundamental”, disse Ribinik.

 

Depois foi a vez de Roberto Setubal, que retomou o tema crise e as razões que levaram o País a ser menos afetado do que a maioria das nações. Resumidamente, Setubal disse que, em primeiro lugar, o Brasil não teve papel central na crise. Segundo, tomou todas as medidas macroeconômicas necessárias para que o impacto fosse o menor possível e, em terceiro, tem um mercado interno muito vigoroso e heterogêneo. A exemplo dos demais, também se mostrou bastante otimista quanto ao futuro, ao futuro do mercado interno e da sua empresa, que tem planos de expansão para além das fronteiras brasileiras.

 

Ivan Zurita, da Nestlé, trouxe números para ilustrar o bom desempenho da Nestlé no ano de crise e também traçou projeções para lá de otimistas acerca das vendas da companhia no Brasil para os próximos cinco anos. De acordo com ele, a Nestlé planeja faturar, até o fim de 2012, duas vezes mais do que fatura hoje. Ou seja, a empresa deve sair de R$ 15 bilhões para R$ 30 bilhões nesse período. Só neste ano, a companhia espera crescer 10%. “Para atingirmos nossos objetivos, precisaremos muito da ajuda dos nossos parceiros e vocês seguramente são nossos grandes parceiros.”

 

O painel foi finalizado pelo presidente da Abras, que agradeceu a presença dos palestrantes e reforçou que o principal intuito de qualquer iniciativa empreendida pelos supermercados e as indústrias é satisfazer os anseios dos clientes, sem os quais nenhum negócio é próspero. “É nesse sentido que temos de centrar nossas forças, visando, entre outras coisas, reduzir o custo do trade”, conclui. (A cobertura completa este fórum e de toda a 43ª Convenção Abras estará na edição de outubro da revista SuperHiper).      

 

 


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais