Por Roberto Carlessi
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), Alexandre Pereira Silva, fez hoje, 25 de setembro de 2009, para alunos do curso de MBA da Abras/FGV, uma análise do estudo feito por meio de convênio com o Sebrae, concluído em julho deste ano, sobre as tendências para o mercado de panificação e confeitaria.
Em linhas gerais, o estudo mostra tendências de consumo e de comportamento do consumidor para o universo de 63 mil padarias existentes no País, tendo foco também em padarias de supermercados, que são bem mais difíceis de administrar, em função do mix elevado e do perfil do consumidor de cada loja, o que dificulta muito a produção em grande escala.
“Padaria não deve ter mais de 500 metros quadrados, tem que ter mix variado, atendimento rápido e diferenciado, oferta crescente de alimentos funcionais e embalagens atrativas e práticas, de preferência individuais ou duplas. A tendência para esse mercado é ser abastecido por Centrais de Produção, ficando a cargo de cada estabelecimento a padronização e o acabamento de cada produto ou linha de produto”, sintetizou o presidente da Abip.