por Wagner Hilário Na coletiva de imprensa concedida pelo presidente da Abras, Sussumu Honda, na manhã desta terça-feira (29/set.), tratou-se também do Ranking de Redes e Associações de Negócios, cuja íntegra do estudo realizado pela LatinPanel está publicada na edição de setembro de SuperHiper. A coletiva de imprensa serviu para levar as informações relativas às redes e associações de negócios ao grande público. A principal informação dada foi justamente a da representatividade das associações de negócios, que crescem ano a ano e em 2008 responderam por 12,5% do faturamento de todo o autosserviço nacional, alcançando R$ 19,84 bilhões em receita, cerca de 6% a mais que no ano anterior em valores reais. Durante sua explanação, Sussumu revelou que o número de lojas de empresas ligadas a redes e associações de negócio cresceu 2,9% em 2008, indo de 3,4 mil em 2007 para 3,5 mil. O número de check-outs, no mesmo período, foi de 16,2 mil para 17,7 mil, expandindo 6%. A área de vendas aumentou de 2,1 milhões de metros quadrados para 2,14 milhões — expansão de 2%.