Por Roberto Carlessi
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Circular 79/2009, alterou, em julho, as condições de financiamento para micro, pequenas e médias empresas adquirirem máquinas e equipamentos novos, inclusive agrícolas, ônibus, caminhões, chassis, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semi-reboques, tanques e afins, fabricados no Brasil, e para o capital de giro associado à aquisição isolada de máquinas e equipamentos.
Denominado BNDES PSI (Programa de Sustentação de Investimentos), esse financiamento engloba o Finame, Finame Leasing, Finame Agrícola e BNDES Automático, tem taxa fixa de 4,5% ao ano para máquinas e equipamentos não-móveis, e de 7% ao ano para equipamentos móveis.
Os pedidos de crédito pelo BNDES PSI podem ser feitos até 31 de dezembro, mas analistas de mercado sugerem que as empresas interessadas apresentem a documentação exigida até 30 de novembro, diante da elevada procura. Os supermercadistas poderão solicitar esse financiamento no Bradesco, agente financeiro da Abras. Mais informações: convênioabrasbndes@abras.com.br