Por Roberto Carlessi, de Colônia, Alemanha
Fabricantes e alimentos e bebidas de 97 países participam da Anuga, que está acontecendo em Colônia do dia 10 ao dia 14. Desse total, 16% são empresas alemãs e 86% do exterior.
Cada categoria de produto está exposta em pavilhão específico: alimentos, orgânicos, vinhos, alimentos congelados, panificação e confeitaria, conveniência, bebidas, tecnologia de varejo e para o setor de catering e especiais. Entre os pavilhões, o de produtos orgânicos se destaca pela variedade e percepção de valor e saudabilidade que passa para os consumidores europeus. Do Brasil, os principais destaques são massas e biscoitos. Em cada pavilhão a Apex montou estande com representantes de empresas brasileiras, mas outras de maior porte, principalmente de produtores de carne, participam com estandes individuais. Dados da Federação das Industrias de Alimentos e Bebidas da Alemanha (BVE) mostram que nos sete primeiros meses deste ano o setor faturou 87,5 bilhões de euros, 4% menos que no mesmo período do ano passado. Agora, nos sete primeiros meses deste ano os preços se mantiveram praticamente estáveis, com queda de 0,3%.