Por Roberto Carlessi, de Colônia, Alemanha
Os principais executivos de empresas do setor de alimentos em todo o mundo deixaram de ter como principal atribuição somente posicionar seus produtos e serviços no mercado. Agora, eles precisam discutir cenários e estratégias para o futuro, baseados nas constantes mudanças do comportamento do consumidor global, que passou a ditar novas regras para o mercado.
Esse foi o conceito que o CEO do Rewe Group, uma das maiores redes de varejo da Alemanha, Alain Caparros, e o principal executivo do Mars Inc., Mathias Berninger, deixaram claro no Congresso Executivo Responsabilidade Social Corporativa, realizado dia 9 de outubro no teatro Am Tranzbrunenn, na véspera da abertura da Anuga, em Colônia.
A mensagem passada para mais de 400 executivos de várias partes do mundo foi muito clara: as empresas precisam ficar muito atentas às reações da opinião pública sobre produtos e serviços, nova realidade de orçamento familiar, preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta.
Hoje, as perguntas básicas que devem ser feitas são: Que iniciativas e estratégias podemos adotar para ajudar o planeta e as pessoas? Como poderemos integrar esforços pensando em ações de sustentabilidade para o longo prazo?