Por Roberto Carlessi, de Colônia, Alemanha
A economia alemã dá mostras de que começa a sair da recessão. Pesquisa feita pela Associação Central de Pequenos Varejistas da Alemanha (HDE) mostra que no primeiro semestre deste ano apenas 30% das empresas consultadas registraram aumento de vendas e que 43% informaram que houve redução em seus volumes de vendas. Para o segundo semestre a situação é diferente, já que o percentual de empresas que espera reduzir venda abaixou para 29%.
Outro dado que corrobora a crença na reação da economia alemã vem da Associação do Comércio de Alimentos da Alemanha (BVL). Embora de janeiro a julho deste ano as vendas desse setor tenham apresentado queda real de 1,9%, comparadas com o mesmo período do ano passado, relatório da entidade revela que os consumidores se mostram tranquilos com os efeitos da crise.
Os índices inflacionários mais recentes também contribuem para o otimismo do comércio alimentício alemão. Em julho, a inflação baixou 0,5% e em agosto se manteve no mesmo nível de agosto do ano passado, segundo a BVL. Em 2008, as vendas de alimentos na Alemanha chegaram a € 164,3 bilhões, crescimento de 1,2% em relação a 2007, de acordo com a entidade.