Por Roberto Carlessi, Colônia, Alemanha
Na maior feira de alimentos e bebidas do mundo, a alemã Anuga, a indústria do Brasil marca presença com 120 empresas. Em cada um dos dez pavilhões da Anuga, a Apex montou estandes com os representantes brasileiros, que, de forma compartilhada, mostram produtos e novidades para visitantes e compradores de todas as partes do Planeta.
O Grupo cearense Edson Queiroz, detentor das marcas de água mineral Indaiá e Minalba, aproveita o evento para lançar o suco natural de frutas pronto para beber Leve Nectar, o energético não-alcoólico Night Power, que tem em sua composição taurina e cafeína, e relança a linha Citrus em embalagem Tetra Pak de 1 litro.
No segmento de bebidas alcoólicas a International Trade Manager, braço comercial do fabricante da Vodka Balalaika e da Caninha 21, apresenta a cachaça premium monodestilada Cambrava, envelhecida por três anos, e sua linha de cachaças produzidas em alambique.
Na área de cafés, a Cia. Cacique de Café lança embalagem stand-pouch do Café Pelé com zíper e apresenta toda sua linha de cafés torrados, moídos e solúvel, que tem embalagem especial para a Copa do Mundo de Futebol, na África do Sul.
As categorias de massas e biscoitos são as que mais apresentam novidades. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado de São Paulo (Simabesp), a Bauducco, que expõe pela primeira vez na Anuga, lança cookies nas versões chocolate e original, recheadinhos nas versões chocolate, goiaba e brigadeiro e rocambole, produto que deverá ser lançado no Brasil no final deste ano.
A J. Macedo inova ao lançar a farinha Dona Benta Reserva Especial em embalagem a vácuo, que tem vida útil de até dez meses na prateleira, o dobro de tempo das farinhas convencionais. Lança ainda a lasanha Petybon, que fica pronta em 5 minutos no microondas e em 12 em forno convencional; e mais a linha de macarrão Dona Benta, Petybon e Sol Zero sem açúcar.