Por Silvana Lima
A Câmara Paraguaia de Supermercados (Capasu) realizou o XI Congresso Paraguaio de Supermercados, de 14 a 16 outubro, em Assunção, Paraguai.
Ciente da importância das Redes de Associação de Negócios, a Capasu convidou o coordenador do Comitê Abras de Redes de Negócios (Cran), Paulo Valmir Vargas da Silva, para ministrar palestra sobre as experiências das redes brasileiras. Durante sua palestra Paulo Valmir apresentou dados da 9ª Pesquisa de Redes e Associação de Negócios, realizada pela Abras em parceria com a LatinPanel e divulgada na edição de setembro/2009 de SuperHiper. Ela mostra que em 2008 as redes brasileiras conseguiram elevar em 12,1% o faturamento nominal e obtiveram vendas brutas de R$ 19,84 bilhões. “No Brasil, atualmente existem cerca de 130 redes ativas no mercado. E quando se verifica o faturamento real das mesmas, deflacionado pelo IPCA, o crescimento chega aos 5,96%. Elas somam 3,5 mil lojas, com 2,14 milhões de metros quadrados de área de vendas e 17,7 mil check-outs. A participação das redes no Brasil é muito grande” declarou Valmir.
O gerente dos Comitês Técnicos e da Escola Nacional de Supermercados (ENS), Marcos Manea, também participou do XI Congresso Paraguaio de Supermercados e declarou que esse encontro da Abras e da Capasu foi muito importante para divulgar o modelo bem-sucedido das Redes e Associações de Negócios brasileiras. “Esse modelo de negócio é muito forte no Brasil, e os ótimos números da 9ª Pesquisa de Redes comprovam a força do pequeno e médio varejo brasileiro” disse Manea.
Da dir. p/ esq. presidente da Câmara Paraguaya de Supermercados, Elzear Salemma; gerente dos Comitês Técnicos da Abras, Marcos Manea e o gerente comercial da Cadeia de Supermercados da España, Oswaldo Lopez Martinez
O coordenador do Comitê Abras de Redes de Negócios (Cran), Paulo Valmir Vargas da Silva, ministrou palestra sobre as experiências das redes brasileiras para a Capasu.