Por Silvana Lima
A Abras divulgou hoje (29/10), em coletiva de imprensa concedida pelo presidente da entidade, Sussumu Honda, o desempenho de vendas do setor no mês de setembro e no acumulado de 2009. As vendas reais do setor supermercadista brasileiro, deflacionadas pelo IPCA do IBGE, cresceram 6% em setembro, comparadas com o mesmo mês do ano passado. Porém, em relação a agosto deste ano houve queda de 4%.
No acumulado do ano, o crescimento das vendas chegou a 5,37%, em linha com as estimativas do setor para o fechamento do ano, acima de 5%.
O presidente da Abras, Sussumu Honda, explica que o fechamento dos números nesses patamares, as boas perspectivas macroeconômicas e para as festas de final de ano aumentam as chances de o último trimestre deste ano ser melhor que o de 2008. “Estamos otimistas para o fim do ano”, disse o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Em valores nominais, setembro registrou crescimento de 10,6%, comparado com o mesmo mês do ano passado, e queda de 3,77% em relação ao mês anterior. Entretanto, no acumulado dos nove primeiros meses, a expansão nominal é de 10,76%.
Durante a coletiva a Abras também apresentou dados do Abrasmercado, uma cesta de 35 produtos com alto giro de vendas, analisada pela GfK, que em setembro deste ano apresentou queda de 0,35%, em relação ao mês anterior. Já na comparação com setembro de 2008, o Abrasmercado apresentou, nacionalmente, alta de 2,91%, passando de R$ 251,99 para R$ 259,33.