Por Margareth Meza
A Revista SuperHiper, da Abras, em parceria com a GfK Brasil, realizou ontem (12/11) a 32ª edição do Prêmio Lançamento do Ano, em que foram conhecidos os 10 produtos e a campanha promocional que mais se destacaram no ano de 2008. Os vencedores foram conhecidos durante almoço realizado no Novotel Center Norte, na capital paulista.
Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, o Lançamento do Ano tem o papel de incentivar a indústria a inovar e o setor supermercadista tem a possibilidade de abastecer suas gôndolas com produtos que atendam às expectativas do consumidor. “Nosso negócio depende de inovações na área de consumo que tragam rentabilidade, aumento de vendas e agradem clientes que exigem um mix cada vez mais completo”, declarou.
Para o diretor da GfK Brasil e coordenador da pesquisa Lançamento do Ano, Marco Aurélio Cordeiro de Lima, o prêmio reconhece empresas que não tiveram medo de inovar e contribuir para a evolução da economia brasileira. “Há exatamente um ano, quando foi realizado o último evento, as manchetes dos jornais eram pessimistas, mas várias empresas não deixaram de investir mesmo diante de um mercado tão turbulento”, afirmou.
Na solenidade, Lima explicou o processo de escolha dos premiados. Segundo ele, foram realizados levantamentos em publicações voltadas ao varejo e dirigidas a supermercadistas, nas quais foram encontrados quase 500 novos produtos, relevantes para o consumidor.
“Fizemos uma triagem e classificação dos lançamentos e chegamos a aproximadamente 200 itens. Em seguida, entrevistamos gerentes de 300 lojas, que elegeram os concorrentes levando em conta aspectos como inovação e confiabilidade, se venderam bem, agregaram benefício e apresentaram praticidade e conveniência aos clientes da loja”, explicou Lima.
Presidente da Abras, Sussumu Honda Premiados do Lançamento do Ano 2009