Por Marlucy Lukianocenko, de Barcelona, Espanha
Nesta manhã (13/11) foi realizada a Conferência Internacional Alimentaria 2010 para a imprensa, em Barcelona, Espanha, com 60 jornalistas de mais de 20 países. A Alimentaria é considerada uma das três maiores feiras do setor no mundo e a próxima edição será realizada entre os dias 22 e 26 de março, também em Barcelona.
Devido à crise financeira internacional que abateu o mundo, em especial a Espanha e todo o continente Europeu, algumas renovações foram necessárias para manter o potencial da Alimentaria. Por exemplo, diferentemente dos anos anteriores, a mostra e todas as atividades serão realizadas em um só local, o Grand Via de Fira de Barcelona, com espaço 20% menor, de 94,5 mil metros quadrados.
“Isso significa que os estandes serão um pouco menores e mais ajustados à realidade e conjuntura econômica mundial”, disse o diretor geral adjunto da Alimentaria Exibition, J. Antonio Valls. O que, segundo ele, foi decidido com a indústria.
Porém, o evento não perderá sua grandiosidade. Pelo contrário, já que mais de 150 mil visitantes, 20% estrangeiros, são esperados. No caso dos expositores, 30% virão de 75 países e ocuparão área de 15 mil metros quadrados.
“A internacionalização também será imprescindível para driblar a crise. Tanto que há uma parceria com o Ministério de Turismo da Espanha para trazer à feira 100 potenciais compradores de vários países”, disse o diretor geral de promoção à exportação, Jaime Montalvo.
Ainda serão mantidas as características de setorização da qual a Alimentaria foi pioneira. O maior pavilhão será o de vinhos, com 22 mil metros quadrados, visto que o país recentemente ser tornou o segundo maior exportador mundial do produto. Além disso, o evento dará destaque especial às marcas e à relação com os consumidores, bem como às inovações, pois a indústria alimentar investe no ano 13,8 bilhões de euros em novidades.