Por Roberto Carlessi
A Abras comemorou ontem o Dia Nacional do Supermercado, 12 de Novembro, durante jantar marcado por muita festa e homenagens. O evento, realizado no Moinho Santo Antônio, em São Paulo, reuniu mais de 700 convidados, entre supermercadistas e representantes de fornecedores.
Em seu discurso, o presidente da Abras, Sussumu Honda, falou da importância da data e do tema do evento, uma homenagem ao Brasil e suas conquistas, e informou que os números até agora apurados pela Abras permitem prever que este ano o setor deverá apresentar crescimento real superior a 5%.
O jantar contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da Câmara dos Deputados e também presidente do PMDB, Michel Temer; o ministro de Estado do Esporte, Orlando Silva de Jesus Jr.; o presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello; o deputado Paulo Rocha (do Pará); a Dra. Maria Cecília Martins Brito, da Anvisa; o dr. Maurício do Val, representando o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; o deputado estadual (São Paulo), Orlando Morando, o presidente da Associação Latino-Americana de Supermercados, João Carlos de Oliveira, e a jogadora de basquete Hortência Fátima Marcari.
Durante o evento foram feitas diversas homenagens. O deputado Michel Temer recebeu o troféu Supermercadista Honorário, por toda a sua carreira e sua atuação como presidente da Câmara dos Deputados. Já os troféus Ponto de Encontro Categoria Prata e Categoria Ouro foram entregues a profissionais de empresas fornecedoras do setor que mais se destacaram no ano pelo bom relacionamento com o setor supermercadista. Na Categoria Prata, o troféu foi entregue a profissionais de oito empresas: Bradesco, Hypermarcas, JBS (Friboi), Nestlé, Aurora Alimentos, AmBev e L´Oreal. O diretor da Cereser, que há mais de dez anos já havia recebido o Troféu Prata, recebeu o troféu Categoria Ouro.