Por Roberto Carlessi
A Abras lançou ontem, dia 7 de dezembro, o Programa Abras de Produção Responsável na Cadeia Bovina, em sua sede, em São Paulo, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e de diversas autoridades.
Durante o evento, foram assinados três acordos de cooperação em prol do Programa de Certificação da Abras, com o Ministério do Meio Ambiente, a Anvisa e com o Ministério Público do Pará. Outros acordos estão sendo finalizados, sendo um deles com o Ministério da Agricultura, e deve ser assinado em breve.
Carlos Minc elogia conteúdo do Programa Abras
“É um programa praticável, que contará com o envolvimento de todos: pecuaristas, frigoríficos, supermercados e consumidores, num processo de melhoria contínua, que ainda poderá sofrer alguns ajustes, pelos resultados das autorias-piloto, a serem realizadas, e também por sugestões de outros elos da cadeia produtiva e de entidades parceiras, como os ministérios”, explica Sussumu Honda, presidente da Abras
O lançamento aconteceu no mesmo dia em que foi aberta a Conferência de Copenhague, onde estão reunidas as lideranças mundiais para discutir alternativas para reduzir a emissão de gases que provocam o efeito-estufa e assim evitar as mudanças climáticas e a degradação do Planeta.
Mais de 150 diretores executivos de supermercados e frigoríficos participaram do evento
O programa de certificação criado pela Abras visa, a partir do envolvimento de toda a cadeia de abastecimento da carne bovina, oferecer mais segurança ao consumidor na hora da compra da carne, garantindo que o produto não venha de áreas de desmatamento ou com problemas sociais, como o trabalho escravo.
O programa consiste na certificação das plantas frigoríficas, e na qualificação gradativa das propriedades rurais, a partir de auditorias. Para tanto, foram elaborados critérios que irão orientar todo o processo de qualificação, a ser realizado por empresas certificadoras habilitadas.
A diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dra. Maria Cecília Martins Brito, e o procurador da República do Ministério Público do Pará, Daniel César Adelino Azeredo, também assinaram acordos de cooperação com o Programa de Certificação durante a cerimônia.
Também participou do evento a coordenadora geral de comércio, Maria Helena Atrasas, que representou o secretário de Comércio e Serviços, Edson Lupatini Jr.; a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, dra. Samyra Crespo, além de diretores e executivos de redes de supermercados e de frigoríficos, que somaram mais de 150 participantes no evento.
Com o programa foi lançado o selo Certificado de Produção Responsável na Cadeia Bovina, que será utilizado durante a implantação do programa na comunicação visual das lojas e também nas embalagens de carne, para que o consumidor tenha segurança ao comprá-la.
O ministro Carlos Minc elogiou a iniciativa da Abras e o conteúdo do Programa, que considerou bem formulado e detalhado, lembrando que a associação está na linha de frente para ajudar a preservar o meio ambiente. Da mesma forma, os outros oradores da tarde, dra. Maria Cecília, da Anvisa, e o procurador Daniel Azeredo, elogiaram a iniciativa.
Grande parte das empresas supermercadistas e frigoríficos do País já aderiu ao Programa da Abras, que deve continuar a receber adesões nos próximos meses. No início de 2010 o programa passará por uma fase de ajustes, por meio das auditorias-piloto. Depois dessa fase, será publicado o Regulamento Geral do Programa e iniciado todo o processo de certificação, que deverá acontecer ainda em 2010.