Por Roberto Carlessi
O Walmart Brasil lançou hoje, 10 de dezembro, em São Paulo, clube de pequenos e médios produtores agrícolas, que terão assistência técnica de engenheiros-agrônomos e garantia de compra das lojas da empresa.
Iniciado há seis anos no Rio Grande do Sul, o clube já existe em nove estados brasileiros e no ano passado começou a atuar no Nordeste pelo estado da Bahia. Hoje, com o lançamento do clube em São Paulo, o número de associados ultrapassou 5 mil em todo o País.
O diretor comercial de perecíveis do Walmart Brasil, Paulo Oliveira, explica que o clube foi criado para facilitar a produção principalmente de hortifrútis com apoio técnico, certificação e garantia de compra da produção pelo Walmart Brasil.
O clube começa em São Paulo com 172 associados, que vão fornecer não só frutas, legumes e verduras com selo de certificação, mas também produtos industrializados, como geléias, compotas, doces, peixes, aves, carnes e outros alimentos produzidos de forma artesanal.
Oliveira acrescentou que o Clube oferece vantagens não só para os associados, mas também para o consumidor, uma vez que o Walmart utiliza toda a sua logística de distribuição para reduzir custos de transporte da área de produção até as lojas da rede.
“Os associados do clube não precisam mais carregar e descarregar seus produtos em centrais de abastecimento, reduzindo seus custos de 10% a 15%, uma vez que o transporte é feito diretamente para as lojas da rede. Além da economia de tempo, de dinheiro e de gasto com combustível, o clube estimula os produtores a se fixarem às suas propriedades, na medida em que o Walmart dá garantia de compra para eles.”
O próximo passo do clube, no estado de São Paulo, é cadastrar micro e pequenos produtores de regiões do interior paulista, orientá-los e certificá-los para fornecer para lojas regionais do Walmart Brasil.