Por Margareth Meza
Com investimento de R$ 13 milhões, o Grupo Pão de Açúcar inaugurou ontem (22/12) a primeira loja verde da capital paulista e segunda da rede – a pioneira fica em Indaiatuba (SP) - concebida dentro dos critérios que visam à obtenção da certificação internacional LEED - Leadership in Energy and Environmental Design.
Isso significa dizer que, durante sua edificação, foi necessário seguir normas e procedimentos para diminuir os impactos sócio-ambientais e aumentar a eficiência no uso de recursos, o que deverá ter continuidade em sua operação diária.
Com esse intuito, o novo Pão de Açúcar terá, entre outros sistemas, controle da iluminação, ou seja, a energia será racionalizada e otimizada por meio de timer e sensores inteligentes, e uma rede para captar e tratar a água proveniente do terreno, que será destinada à lavagem do estacionamento e à rega dos jardins.
No mix, há outros diferenciais, como a maior prevalência de produtos orgânicos, com variedade aproximadamente 50% superior à encontrada nas outras unidades do grupo, segundo o diretor de operações da empresa, João Edson Gravata. No açougue, há uma área exclusiva para o processamento das carnes orgânicas, e o cliente, por meio de uma vitrine, poderá observar a manipulação desses alimentos.