Por Roberto Carlessi
O Walmart Brasil apresentou ontem, 19 de janeiro, o Projeto End-to-end, sustentabilidade de ponta a ponta, que tem como base gerar produtos com foco em economia de água, energia elétrica, matérias-primas e otimização de embalagens.
Cada uma das dez empresas pioneiras que aderiram ao projeto – 3M, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, Johnson&Johnson, Nestlé, Pepsico, Procter&Gamble, Unilever e o próprio Walmart Brasil – apresentou um produto de seu atual portfólio que passou a ser fabricado com foco em sustentabilidade socioambiental, reduzindo o uso de água, energia elétrica, matérias-primas, embalagens e transporte sem afetar a viabilidade econômica e a rentabilidade deles.
O Projeto foi concebido pelo Walmart Brasil em parceria com essas indústrias e o Cetea (Centro de Tecnologia de Embalages), do Ital-Instituto de Tecnologia de Alimentos, e tem como meta gerar produtos que apresentem impacto zero no meio ambiente.
O presidente do Walmart Brasil, Héctor Núñez , explica que o objetivo desse Programa é desenvolver produtos, linhas ou categorias de produtos que reduzam seus impactos socioambientais negativos durante todo o ciclo de vida deles.
No dia 19 mais 11 empresas aderiram ao Projeto: AmBev, Bunge, L´Óreal, Cadbury, Danone, Kimberly-Clark, Mars Brasil, Reckitt Benckiser, Santher, Sara Lee e Whirlpool Brasil.