Por Taís Morais, de Brasília
Arnaldo Passarin é o novo presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados. Passarin foi eleito no dia 10 de fevereiro como candidato de consenso, durante a 17ª reunião da Câmara Setorial, o primeiro encontro do ano realizado em Brasília no auditório térreo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Uma das principais personalidades da vitivinicultura brasileira, o empresário Arnaldo Passarin é paulista de Jundiaí radicado há mais de 30 anos em Flores da Cunha e sucede Hermes Zaneti, superintendente da Cooperativa Vinícola Aurora no Rio Grande do Sul.
Durante a reunião que elegeu Arnaldo Passarin foi assinado convênio entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Vinhos, Espumantes e Sucos de Uva. O acordo tem como base investimento de R$ 2,9 milhões em capacitação, disseminação de informações e orientações das empresas produtoras de derivados da uva. O investimento do Sebrae para os dois anos (2010 e 2011) somará R$ 1,44 milhão, tendo contrapartida de mesmo valor do Ibravin.
Segundo dados do Ibravin, em 2009 a comercialização de vinhos elaborados no Rio Grande do Sul – responsável por cerca de 90% da produção nacional – cresceu 12% no Brasil, e de janeiro a dezembro do ano passado foram vendidos 240 milhões de litros de vinhos finos e de mesa, diante de 214,5 milhões de litros no mesmo período de 2008.