Por Silvana Lima
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Kantar Worldpanel (antiga LatinPanel) e a Titanium, agência de soluções e estratégias em trade marketing, promoveram na manhã de hoje (08/04) o 4º Workshop for Traders para profissionais de trade marketing, fornecedores e supermercadistas.
Realizado na sede da Abras, em São Paulo, o evento contou com o apoio das empresas Schincariol, TetraPak e YKW Inteligência On Line.
O diretor geral da Titanium, Marcelo Ermini, foi o primeiro a se apresentar, com a palestra “Desmistificando o Trade Marketing”. Ele falou sobre a importância do trade marketing para o varejo e para a indústria. “O objetivo do trade marketing é conhecer o cliente, saber qual é o perfil do shopper (comprador que visita a loja) e o que ele necessita, e desenvolver ações para atendê-lo da melhor forma possível”.
Ermini também deixou claro que é preciso estabelecer uma relação com o público que visita a loja para saber converter visitas em compras e em satisfação e encantamento dos clientes. “Um dos pontos fundamentais é estar preparado para atender as novas gerações, como, por exemplo, a geração Y, formada por pessoas que nasceram na década de 80. Esse público é exigente e ávido por inovações. E novas gerações vão surgir. A indústria e o varejo precisam estar preparados para atender esse e outros perfis de shopper, lembrando que hoje todos os formatos de varejo concorrem diretamente entre eles mesmos. Agora, o mesmo shopper pode ter diferentes comportamentos numa mesma loja, dependendo da categoria de produto que deseja comprar”, conceituou.
Pesquisa
A segunda palestra, “O novo desafio do trade marketing (gerenciar clientes); por que o shopper ganha espaço?”, foi ministrada pela diretora de Retail e Shopper Insights da Kantar Worldpanel, Fátima Merlin, com base em dados de recente pesquisa feita pela Kantar sobre Gerenciamento por Categoria para a Revista SuperHiper, que será publicada na revista na edição de maio.
Fátima explicou que o consumo dentro do lar cresceu muito, a renda dos brasileiros aumentou e esses fatores resultaram em significativo aumento de vendas para o varejo.
“Hoje o consumidor não quer somente o mais barato. Com o aumento da renda e da oferta de crédito, ele está conhecendo outros produtos da cesta, que ficou mais robusta. As marcas mais procuradas foram as de posicionamento intermediário, que, segundo os consumidores, têm melhor custo-benefício”.
Fátima acrescentou que é preciso conhecer os diferentes tipos de shopper e saber como o processo de compra deles funciona. Dados da pesquisa mostram, por exemplo, que no ano passado 74% dos consumidores utilizaram três ou mais canais de compra para se abastecer.
“Existem diferentes comportamentos de shopper. Dependendo do canal de compra, cada shopper pode apresentar um comportamento diferente. É importante saber as respostas para as seguintes perguntas: Onde o shopper costuma comprar? O que ele compra? Como ele compra? Quanto ele compra? Quando ele compra? Quem compra?”, definiu Fátima.
Na segunda parte do evento, fornecedores e supermercadistas se reuniram em grupos para fazer um exercício, propor soluções para uma categoria de produtos escolhida, como, por exemplo, amaciante de roupas, cerveja, café e bebidas à base de soja. Coordenados por Fátima Merlin, cada grupo interagiu com especialistas em trade marketing, como Claudio Czapsky, da ECR Brasil, Rafael Peres Lindemeyer, do Walmart Brasil, Tânia Zahar Miné e o palestrante Marcelo Ermini. Eles comentaram os resultados de cada exercício e acrescentaram informações sobre as possibilidades de atuação do trade-marketing.
Profissionais do trade marketing e supermercadistas participaram do 4º Workshop for Traders
(Da esq. p/ dir.) Rafael Peres Lindemeyer, do Walmart Brasil, Tânia Zahar Miné, Claudio Czapsky, da ECR Brasil, e o palestrante Marcelo Ermini analisaram as ações propostas por cada grupo e acrescentaram dicas, de acordo com cada situação apresentada