Por Roberto Carlessi
O Comitê de Farmácias (Caf), da Abras, realizou ontem, 12 de abril, na sede da entidade, em São Paulo, o primeiro de uma série de quatro módulos de curso sobre empreendedorismo no varejo farmacêutico.
Com grade montada pelo Centro em Excelência de Varejo da Fundação Getúlio Vargas (GVcev), o primeiro módulo teve oito horas de duração, contou com a presença de 44 alunos (farmacêuticos e gerentes de farmácias de redes de autosserviço) de várias cidades do estado de São Paulo.
O consultor especializado em varejo Marco Antonio Geraigire, que ministrou a aula do primeiro módulo, explicou que o objetivo do curso é formar gestores com ampla visão empreendedora, que tenham foco na responsabilidade que a venda de medicamentos exige, em resultados e no prazer em servir, para trabalharem em farmácias instaladas em lojas de super e hipermercados.
O curso vai abordar questões referentes a ponto, preço, produto, prazo, promoção e pessoas e ações de marketing que ajudam a reforçar marcas do varejo de autosserviço e seus diferenciais de atendimento.
“Quem dita regras de mercado é o consumidor. Por isso, os gestores de farmácia precisam saber ouvi-lo e desenvolver habilidades para transformar as informações obtidas em pesquisas e estatísticas que ajudem a aperfeiçoar o atendimento. A interatividade dos alunos neste primeiro módulo proporcionou uma troca muito rica de informações. Já podemos dizer que o cliente de farmácias instaladas em super e hipermercados se comporta de forma bem diferente do cliente de farmácias tradicionais. O gestores dessas lojas contam com a estrutura do varejista, conhecem bem o mercado de medicamentos e gostam de trabalhar com mais autonomia”, complementou Geraigire.
Os próximos cursos serão realizados nas seguintes datas: 26 de abril, 10 e 24 de maio, das 9h00 às 18h00.
Primeiro módulo do curso teve a presença de 44 alunos (farmacêuticos e gerentes de farmácias de supermercados) de várias cidades do estado de São Paulo