Por David Santos
A edição de 2010 da Mercosuper, 29ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, superou as expectativas ao receber 3 mil visitantes a mais que em 2009, chegando a 48 mil participantes, entre supermercadistas e fornecedores do setor, segundo estimativas prévias da Associação Paranaense de Supermercados (Apras).
Realizada de 18 a 20 de Abril, no Expotrade, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), “a feira se consolida a cada ano como um grande evento do setor supermercadista brasileiro”, afirma o presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta. Quando se compara o número de visitantes que a feira recebeu em 2005 (cerca de 32 mil), a evolução do evento fica mais visível, apresentando crescimento de 50% no período. Nesse mesmo período o número de expositores cresceu ainda mais: 69%, tendo passado de 160 em 2005, para 270 neste ano.
Os números da Mercosuper 2010 foram mais uma demonstração do grande otimismo que permeia o setor supermercadista que, mesmo com as dificuldades da economia no ano passado, apresentou crescimento expressivo de 5,51% - de acordo com o Índice de Vendas da Abras.
Além da feira, a Mercosuper contou com uma importante grade de palestras sobre temas técnicos e operacionais do setor. Entre os temas discutidos estavam: gestão de categorias, prevenção de perdas e lucratividade.
A evento da Apras também contou com outro grande atrativo, a Feira do Complexo Agroindustrial Orgânico e Biotecnologias – Ôrganica 2010, que na sua 3ª. edição, paralela ao evento, reuniu expositores e especialistas, que mostraram novidades e apontaram tendências.