Por Silvana Lima
O Palete Padrão Brasil, conhecido como Palete PBR, marca da Abras, poderá ganhar novas especificações técnicas, visando atender a novas demandas da cadeia de suprimentos, buscando o equilíbrio "custo x benefício", segundo o coordenador do Comitê de Paletização da Abras (CPP) e gerente da entidade, Marcos Manea.
“Para chegar a novas especificações, estão sendo feitos testes de resistência no Centro de Tecnologia de Embalagens (Cetea) e diversas análises diretamente nos locais de utilização do palete (indústrias, supermercados, etc.). Os testes ainda são preliminares, mas fundamentais para deixar bem clara a importância da real resistência desse palete na cadeia de abastecimento”, explica Manea.
O Palete PBR é uma grande conquista logística, pois só a padronização garante segurança e versatilidade no transporte e armazenamento de cargas. Manéa acrescenta que entre as ações que são desenvolvidas pelo CPP para modernizar o Palete PBR está a auditoria de qualidade do produto diretamente nos pontos de utilização (indústrias, CD's, etc.). A auditoria tem a finalidade de verificar as medidas e a matéria-prima utilizadas na fabricação do palete, buscando com isso inibir a pirataria, um problema que esse produto da Abras enfrenta atualmente. Também nessas visitas são verificados as formas de utilização do produto, a fim de serem avaliadas na hora da nova especificação.
Conheça mais sobre o Palete PBR, uma marca ABRAS http://www.abras.com.br/palete-pbr/