Por Roberto Carlessi
De janeiro a março deste ano as vendas reais do setor supermercadista acumularam crescimento de 8,61%, já deflacionadas pelo IPCA/IBGE. Na comparação de março com fevereiro, cresceram 10,16% e, em relação ao mesmo mês de 2009, 10,42%. Os dados são do Índice Nacional de Vendas, publicado mensalmente pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras e apresentados hoje, dia 28 de abril, em coletiva de imprensa realizada na sede da entidade, em São Paulo.
“Quando fecharmos os dados do quadrimestre, em maio, poderemos avaliar ainda melhor os resultados do início do ano, com as vendas de Páscoa”, disse Sussumu Honda, presidente da Abras. Segundo ele, o mercado interno está aquecido e as perspectivas de boas vendas continuam para o ano.
Na coletiva também foi divulgado o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de elevado consumo, analisada pela GfK especialmente para a entidade. Com alta de 2,32% em relação ao mês anterior e de 6,49%, comparada com 2009, o Abrasmercado chegou a R$ 274,48.
Em março, de acordo com esse índice, o bolso do consumidor sofreu forte impacto com a alta de produtos como tomate (40,96%), batata (13,48%) e leite longa vida (10,51%). Pelo sexto mês consecutivo, a região Norte mantém a posição da cesta básica mais cara do País (R$ 318,51).
“O aumento de 2,32% no Abrasmercado é elevado. Se esse índice continuar crescendo, a indústria terá de investir com visão de mais longo prazo para atender às demandas do abastecimento”, definiu Sussumu Honda.