Por Flavio Tayra, de Las Vegas (EUA)
A crise global já vem alterando padrões e valores no consumo de alimentos nos EUA. Na busca pela preferência do consumidor, aspectos como qualidade nutricional, economia de tempo, segurança alimentar, prioridade ao tempo em família, comprometimento ambiental e principalmente preço ganham cada vez mais importância. Esses são alguns dos temas mais discutidos no FMI Show 2010, que está sendo realizado em Las Vegas, EUA (de 08 a 13 de maio). O FMI 2010 é o mais importante evento do varejo de autosserviço do mundo.
“As pessoas estão se acostumando a ser mais econômicas”, afirmou a presidente e CEO do FMI, Leslie Sarrasin. “Existem sinais inequívocos de que a pressão econômica causou mudanças no comportamento dos consumidores e o preço passou a ser a palavra-chave. O consumidor busca fundamentalmente preço, mas não deixa de lado os outros aspectos. O varejo e a indústria precisam entender essa nova dinâmica do consumidor e se adaptar aos novos tempos”.
A Abras está presente no evento com uma comitiva de 24 pessoas de diversas regiões do Pais, composta por profissionais do varejo e da indústria. Nesta viagem técnica, além de desfrutar das palestras do congresso do FMI e conhecerem a feira de produtos e serviços, os participantes da comitiva farão uma extensão em São Francisco, onde visitarão várias lojas de supermercados que mostram as tendências do varejo americano, como Whole Foods, Trader Joe’s, Fresh&Easy e Smart&Final.
A cobertura completa do FMI Show será publicada na edição de julho de SuperHiper.