Por Roberto Carlessi
A HP do Brasil, em sua fábrica de Sorocaba, interior de São Paulo, desenvolveu impressoras que utilizam tecnologia de radiofrequência (RFID), com foco para as necessidades do varejo tradicional e de autosserviço.
Num futuro bem próximo, diz o diretor de operações e sustentabilidade da HP Brasil, Kami Said, essa tecnologia poderá ser utilizada em todas as operações de TI e apresentar soluções para o varejista e a indústria, como controle de suprimento (supply chain), gestão de informações, prevenção de perdas, além de tornar visíveis alguns problemas que o varejista hoje ainda desconhece ou tem pouco conhecimento sobre eles na gestão e operação de suas lojas.
Uma das preocupações da certificadora PC Global é a padronização da linguagem dessa tecnologia para desenvolver ações como rastreabilidade dos produtos e consequente desenvolvimento e reforço de ações de sustentabilidade.
“Essa tecnologia em breve poderá permitir que todos os produtos do mix dos supermercados conversem entre si, otimizem toda a cadeia de abastecimento com respostas praticamente instantâneas para as ações do dia a dia do varejo”, complementa Sami.