Por Flávio Tayra, dos EUA
A grande recessão mudou o comportamento do consumidor americano. Segundo a pesquisa Trends 2010 do FMI (Food Marketing Institute), pela terceira vez consecutiva o total gasto pelo consumidor americano na compra de alimentos (em todos os formatos do varejo) apresentou redução. Na comparação do primeiro trimestre de 2010 diante do mesmo período do ano anterior, a queda foi de 6,2%. Além de estar gastando menos, o consumidor americano busca também economizar tempo, barganha mais e chega à loja com muito mais informações sobre especificações do produto e preços.
FMIShow mostra as tendências do varejo americano
A pesquisa do FMI, divulgada no FMIShow 2010 em Las Vegas este mês, mostra que 52% dos compradores americanos estão gastando menos, mas procuram valor no que compram. Para isso, 77% deles utilizam listas de compras e dentre estes 77% compram somente os produtos que constam de tal lista. Antes de ir às compras, 23% checam websites para conferir os preços que estão sendo praticados pelas lojas. Os preços baixos representam a principal razão para a escolha de uma loja, seguido pela qualidade dos seus produtos perecíveis (dentre estes, 77% preferem os produtos locais por conta de seu maior frescor).
Além de preço, 62% dos consumidores americanos buscam uma alimentação mais saudável. Para 45% dos “shoppers” (consumidor-comprador), existe a preocupação sobre o conteúdo nutricional da comida que é comprada nos supermercados, número similar ao de 2009, mas que em 2006 era de apenas 32%.
Os consumidores frequentam mais os supermercados em detrimento dos restaurantes. Com a crise, 96% dos consumidores passaram a preparar mais comida em casa, abrindo espaço para as vendas dos supermercados. Complementando esse dado, o levantamento mostra que 68% dos consumidores declararam que estão comendo fora com menos frequência e 85% deles fazem comida em casa pelo menos três vezes por semana. Antes da recessão, esse número era de 78%.
Consumidor busca alimentação saudável
Resta saber se essas mudanças são fruto apenas do momento de crise ou se elas se constituirão realmente numa tendência para os próximos anos? Segundo a pesquisa Trends 2010, a resposta a esta questão moldará o futuro da indústria de alimentos e do varejo americano.