Por Roberto Carlessi
O Instituto Italiano para o Comércio Exterior (ICE) e a Federazione Italiana Agricoltura Biologica e Biodinâmica (Federbio) realizaram de 20 a 23 de maio no Pavilhão Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, a Bio Brazil Fair 2010, com estandes de diversas empresas da área de alimentos e de outros produtos orgânicos do Brasil e da Itália.
Paralelamente à feira, realizou-se no Hotel Cesar Business o 2º Seminário Federbio. Com as boas-vindas do cônsul da Itália em São Paulo, Mauro Marsili, o evento contou com palestras do diretor do ICE em São Paulo, Giovanni Sacchi; do representante da Federbio, Natale Marcomini; do diretor da IB-Trading, Mauro Benini, e do diretor da Probios, Giovanni Chilleri, que mostraram a realidade do mercado de produtos orgânicos na Itália e o potencial de crescimento dele no Brasil, que evolui em percentuais de 35% a 40% ao ano.
Os palestrantes confirmaram que o Brasil é considerado estratégico para os produtores italianos e que estão sendo fechados acordos comerciais com empresas brasileiras de diversos segmentos, inclusive supermercadistas, com apoio do Ministério do Comércio da Itália.
Para participar do Ano da Itália no Brasil, que vai ser comemorado durante todo o próximo ano, produtores de alimentos e o governo italiano vão desenvolver intensa programação comercial visando ampliar a participação desses produtos no País, principalmente do segmento de orgânicos e naturais.
Durante o seminário foram apresentados diversos produtos para degustação, como azeitonas, azeites de oliva extravirgem, alcachofras, acetos e vinhos.