Pelo segundo ano consecutivo, a revista SuperHiper traz o Estudo sobre Gerenciamento por Categoria na Ótica do Consumidor. Esse trabalho, realizado em parceria com a Kantar WorldPanel (ex-LatinPanel), tem como principal função revelar a relação dos shoppers (pessoas que estão realizando as compras) com cada uma das 100 categorias de produtos analisadas.
“Sabemos que o gerenciamento por categoria abrange diversas etapas, mas cada vez mais se volta à busca de informações sobre quem compra e consome este ou aquele produto. Nosso estudo visa dar justamente esses dados ao setor, mostrando comportamentos de compras diferenciados para cada categoria”, diz a editora da revista SuperHiper, Marlucy Lukianocenko.
O objetivo é auxiliar supermercadistas e fornecedores a trabalharem cada vez melhor as diversas categorias comercializadas pelo setor. Afinal de contas, uma loja pode ter de mil a 60 mil itens, dependendo do formato, modelo e tamanho. Em nenhuma situação esse volume é pouca coisa, o que exige do empresário supermercadista estrutura gerencial e estratégias alinhadas com a expectativa de quem está comprando.
Esse estudo propõe ao supermercadista que analise cuidadosamente cada categoria, pois a falta de um item ou marca, a precificação errada e a exposição equivocada que dificulta a compra são situações que podem resultar na perda do cliente. Mas também podem ser a oportunidade para que ele visite o concorrente, visto que se acirra a cada ano a mescla de canais de compras. Perder vendas em tempos tão competitivos significa algo muito maior que somente não vender um produto. Esse ponto de vista é corroborado pela diretora de retail & shopper insights da Kantar WorldPanel, Fátima Merlin. Ela diz que hoje, mais que gerenciar categorias, é necessário gerenciar clientes.