SuperHiper traz 2º estudo sobre Gerenciamento por Categoria

Leia em 1min 30s

Pelo segundo ano consecutivo, a revista SuperHiper traz o Estudo sobre Gerenciamento por Categoria na Ótica do Consumidor. Esse trabalho, realizado em parceria com a Kantar WorldPanel (ex-LatinPanel), tem como principal função revelar a relação dos shoppers (pessoas que estão realizando as compras) com cada uma das 100 categorias de produtos analisadas.

 

“Sabemos que o gerenciamento por categoria abrange diversas etapas, mas cada vez mais se volta à busca de informações sobre quem compra e consome este ou aquele produto. Nosso estudo visa dar justamente esses dados ao setor, mostrando comportamentos de compras diferenciados para cada categoria”, diz a editora da revista SuperHiper, Marlucy Lukianocenko.

 

O objetivo é auxiliar supermercadistas e fornecedores a trabalharem cada vez melhor as diversas categorias comercializadas pelo setor. Afinal de contas, uma loja pode ter de mil a 60 mil itens, dependendo do formato, modelo e tamanho. Em nenhuma situação esse volume é pouca coisa, o que exige do empresário supermercadista estrutura gerencial e estratégias alinhadas com a expectativa de quem está comprando.

 

Esse estudo propõe ao supermercadista que analise cuidadosamente cada categoria, pois a falta de um item ou marca, a precificação errada e a exposição equivocada que dificulta a compra são situações que podem resultar na perda do cliente. Mas também podem ser a oportunidade para que ele visite o concorrente, visto que se acirra a cada ano a mescla de canais de compras. Perder vendas em tempos tão competitivos significa algo muito maior que somente não vender um produto. Esse ponto de vista é corroborado pela diretora de retail & shopper insights da Kantar WorldPanel, Fátima Merlin. Ela diz que hoje, mais que gerenciar categorias, é necessário gerenciar clientes.

 


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais